Durante o mês de maio, o CIMSA – Consórcio Público Intermunicipal de Saúde – divulga a campanha Maio Roxo, com foco na conscientização sobre as Doenças Inflamatórias Intestinais (DIIs), como a Doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa. A ação visa alertar a população sobre os sintomas, a importância do diagnóstico precoce e os cuidados contínuos com a saúde intestinal.
As DIIs afetam o sistema digestivo e podem comprometer seriamente a qualidade de vida. Entre os sintomas mais comuns estão: dor abdominal, diarreia persistente, fadiga crônica, perda de peso e sangramento nas fezes. Apesar de não terem cura, essas doenças podem ser controladas com acompanhamento médico e tratamento adequado.
Para o presidente do CIMSA, Rafael Alves dos Santos, campanhas como esta são essenciais para promover informação e cuidado com a saúde da população. “As campanhas de saúde são de extrema importância para cada situação. A função do Consórcio é estar ao lado dos munícipes que utilizam dos serviços e precisam conhecer e entender que a prevenção é o melhor caminho”, destacou.
O CIMSA reforça seu compromisso com a promoção da saúde pública nos municípios consorciados, atuando de forma integrada para garantir o acesso a serviços de qualidade e fortalecer ações preventivas que beneficiem toda a população.
Autor: Assessoria de Imprensa Cimsa
Local: Birigui